top of page
Blog
Posts Em Destaque

Codependencia

Dependentes e Codependentes.


O codependente foi uma criança de natureza muito empática e colaborativa, que cresceu em um sistema abusivo que explorou com vontade essas características.


Esse superempata cresce sem “lugar seguro”, oscilando entre atender as necessidades dos outros e a culpa, porque aprendeu que pessoas boas não dizem “não”, e nem frustram as outras.


Entendeu, de maneira equivocada, que ser uma boa pessoa é atender aos desejos e crenças de todos, e que suas necessidades são fraquezas irrelevantes.


Acostumou a ultrapassar seus limites para contribuir, e se desconectou de seus sonhos, desejos, cansaços e aspirações. Foi exigido na perfeição e criticado quando ousava se desviar do “bem comum” para olhar para si mesmo.


Aprendeu a existir na utilidade e inconscientemente sente grande angústia quando não é necessário na vida do outro.


Às vezes, para sobreviver, exerce o controle e desqualifica as iniciativas de quem busca independência, para manter-se imprescindível na vida do outro. Desconectado de seu valor como pessoa, sente-se facilmente substituível, e conecta-se com pessoas vitimizadas, dependentes e abusivas que, na sua fantasia, “ jamais” o deixarão.


Acredita ter o poder de mudar as pessoas, sistemas e desfechos, e usa sua vitalidade para ofertar, empobrecendo sua vida.


Vivem estreitamente ligados aos dependentes, pessoas que cultivam a crença de que suas necessidades devem ser atendidas pelos codependentes que assumem, e não apenas apoiam sua existência.

Comments


Procurar por tags
Nenhum tag.
Posts Recentes
  • WhatsApp Dra. Juliana Rosano
  • Instagram Dra. Juliana Rosano
  • Facebook Dra. Juliana Rosano
  • YouTube Dra. Juliana Rosano
bottom of page