top of page
Blog
Posts Em Destaque

A necessidade que importa.




Estudos sobre comunicação não violenta sugerem que nossas reações disfuncionais ( explosões, evitações) são expressões de sentimentos ( raiva, frustração), que surgem de necessidades importantes não atendidas (afeto, respeito, valorização).



Sobre a importancia de reconhecer “ o que é muito importante para nós ”, a CNV descreve as “necessidades humanas universais” da seguinte maneira:



- são demandas emocionais profundas.



- são da "ordem do sentir", do desejo e da pulsão de vida.



- não podem ser escolhidas, mas reconhecidas.



- são nossa fonte de energia para atender todas as outras necessidades.



Quando reconhecemos nossas necessidades prioritárias, conseguimos criar estratégias e fazer escolhas que nos impulsionam para a vida.



Vale lembrar que:



- Não existe hierarquia entre as necessidades de duas pessoas: minha necessidade de afeto é tão importante quanto a necessidade de liberdade do outro.



- Quando as necessidades mudam dentro de nós, precisamos atualizar nossas estratégias para atende-las. ( Mudança de emprego, de parceiro, de cidade, de casa, exoneração de concurso, etc).



- Uma estratégia ou escolha que atendeu a uma necessidade durante um ciclo da vida pode levar ao adoecimento em um ciclo com necessidades diferentes.



- A “estratégia de preferência “ é maneira como gostaríamos de atender nossas necessidades.



- Se a necessidade é sua, a responsabilidade de criar estratégias para atender sua necessidade de afeto, evolução, descanso, expressão sexual, etc é sua também. Ninguém é obrigado a atender a necessidade de ninguém.



- Existem infinitas maneiras de atender necessidades importantes!



- Não somos a única maneira para nada nem ninguém além da nossa própria existência.

Procurar por tags
Nenhum tag.
Posts Recentes
  • WhatsApp Dra. Juliana Rosano
  • Instagram Dra. Juliana Rosano
  • Facebook Dra. Juliana Rosano
  • YouTube Dra. Juliana Rosano
bottom of page