top of page
Blog
Posts Em Destaque

A chupeta no telhado





A percepção de si mesmo, nossa identidade pessoal, é fortemente afetada por traumas e dificuldades que sofremos ao longo da vida.



Pessoas que foram abusadas, ou sofreram violência, não foram autorizadas a "saber de si" e repetem dolorosos julgamentos equivocados projetados na infancia, sobre si mesmas, na vida adulta.



E apesar do sucesso e do desenvolvimento pessoal, reproduzem sempre o mesmo discurso, pensamento e ação.



Com frequencia escuto : " Eu sou assim".



E eu corrijo: " Você era assim rs."



Por outro lado, assumir nossa identidade de vida adulta, nossas habilidades e competencias, nos obriga a jogar a chupeta no telhado. Dói.



Mesmo porque você pode ter escutado ou se convencido que não sobreviveria sem a chupeta. Que a chupeta faz parte de você...



É difícil atualizar nossa imagem porque teremos que desapegar dos nossos pensamentos, crenças, hábitos, esquemas e vícios de estimação.



Ou seja, dar adeus aos nossos os mecanismos de sobrevivencia mal adaptativos que incorporamos como defesa em uma fase da vida de poucos recursos e muita imaturidade emocional.



A dificuldade em reprogramar comportamentos, inibir padrões automáticos, reações impulsivas, passa pela nossa dramática ausencia de repertório teórico e prático para lidar com a vida, com as circunstancias, de maneira diferente: para quem tem um prego, a vida é um martelo.



Quando decidimos mudar, por algum tempo, nossas certezas e ações serão substituídas pelo vazio, pelo desconforto e pela angústia. Mas de tanto fazer diferente, seu cérebro desiste e esquece de memórias e padrões de reação, e sem perceber você tá fazendo diferente….



Tenho tido a experiencia amorosa de me olhar de fora, me incentivar, segurar minha mão, sussurrar no meu ouvido, escolher as palavras e moldar a maneira como meu eu do presente deseja existir.



A persistencia em estabelecer novos padrões e hábitos, inaugura uma “segunda pele”, natural e indistinguível do funcionamento inicial.



E um belo dia, sem perceber, você muda.

Comments


Procurar por tags
Nenhum tag.
Posts Recentes
full_trimmed_transparent_customcolor_edi
  • WhatsApp Dra. Juliana Rosano
  • Instagram Dra. Juliana Rosano
  • Facebook Dra. Juliana Rosano
  • YouTube Dra. Juliana Rosano
bottom of page